quinta-feira, 27 de maio de 2010

Banda Atacama mais uma vez no Ferrockstock

Site da banda: http://bandaatacama.com.br



Em 1984, Humberto Viana de Queiroz (Beto punk, vocalista da banda Atacama) tinha 13 anos, quando conheceu o primeiro bolachão (long-play) do mestre Bob Dylan. O disco era The Legend, uma coletânea, apresentado por um primo seu: Bira, caminhoneiro de pouca idade e amante do rockn´roll. Bira tinha vários long-plays de rock e um dia chamou Beto e explicou: Esse aqui é o Bob Dylan! Beto quase furou o disco de tanto escutar. Beto já conhecia os Beatles e os Rolling Stones dos discos de seu pai, já nessa época possuía a coleção completa de vinis dos Beatles e Rolling Stones até 1970.
...............Aos 15 anos Beto, engajado no movimento punk da cidade começou a tentar tocar violão, já cantava; começou aprendendo com um velho violão, herança de um tio, que existe até hoje.
...............Aos 16 anos, conheceu Luís Carlos, professor de inglês, amante do trabalho de Bob Dylan. Luís é irmão de um amigo seu André. Encontraram-se em uma fazenda e Beto tocou ''I shall be realesed'', Luís gostou e cantou ''It´s all over now, baby blue'' tocava, cantava e tocava gaita com suporte ao mesmo tempo.
...............Luís era pesquisador da obra de Bob Dylan, Beto conheceu o acervo oficial.
...............Beto à essa época já conhecia, Paulo Marcello, vulgo Chapinha (gaitista da banda) que aprendera a tocar a gaita (harmônica) sozinho, sem professor e era apreciador do rock´n roll, principalmente da obra de Raul Seixas. O ano era 1988.
...............Em 1992, Beto conheceu Celso Durães (baixista da banda) e Dillo D´araújo (guitarra solo até 2006), recém-chegados de uma ''turnê musical'' que haviam feito com Luís Carlos no sul do país. Vale ressaltar que essas viagens com Luís eram pura farra, o compromisso de vencer na música era secundário.
...............Em 1995 Beto sai em uma dessas ''turnês'' para o sul do país com Luís Carlos, junto com a mulher de Luís, A Nat, uma alemã que construíra uma teepee (casa dos índios norte-americanos), para eles morarem em um pasto de uma fazenda à beira-mar na praia da Gamboa em Santa-Catarina.
...............Ao final desse ano Beto se juntaria a Chapinha e Celso para montar a banda Atacama. A primeira formação da banda era: Célio na bateria, o sargento da banda da Aeronáutica, Marcelo na guitarra-base, Celso no baixo elétrico, Chapinha na gaita e Beto nos vocais, violão de aço e craviola de 12 cordas. Dillo conhecia bem a música de Bob Dylan e aparecia para solar em shows, mas tinha outros compromissos musicais inclusive banda própria.
...............Célio deixou a banda no ano seguinte e foi substituído pelo sargento Roberto, baterista oficial da banda da Aeronáutica, Celso e os dois sargentos eram estudantes da Escola de Música de Brasília. Beto, Chapa e Dillo estudavam por conta própria, sem teoria musical nem mestres.
...............Já participaram da banda o baterista Marcelão e o guitarrista João
" rasante" por dois anos até a formação atual.
...............A paixão por Dylan é tão grande que Beto homenageou o cantor e compositor dando o nome de sua única filha, Catarina Dylan.

...............Atualmente, a banda Atacama não só executa músicas de Bob Dylan, área em que é especialista há 14 anos, mas também toca Beatles, Rolling Stones, músicas regionais e forrós tradicionais, música andina, além de músicas próprias.

O CD-Dez anos tocando Bob Dylan

...............O cd histórico concluído em 2006, demorou sete anos para se concretizar, devido à falta de verbas da banda. E não se concluiria se não fosse a ajuda monetária do jornalista Jeová Franklin, pai de Beto. Na fase final.
...............Na música ''Hurricane'' quem faz aparte tradicional que cabia ao violino é o contra-baixo acústico executado com arco, Renate, musicista da orquestra sinfônica de Porto Alegre.
...............A bateria impecável é de P Roberto, sem cortes ou correções. A guitarra solo é do Dillo D´Araújo, a guitarra base de Marcelo, a gaita de Chapinha, a guitarra acústica,violão de aço e vocais do Beto, os backing vocais foram do contra-baixista Celso Durães e da surfista Daniela.
...............O engenheiro de gravação, edição e mixagem foi David, um guitarrista canadense que acompanhou a gravação do cd por sete anos e ainda pôs um teclado em ''idiot wind''.

0 comentários:

Postar um comentário